Fungos são organismos fantásticos! Conhecidos como bolores, cogumelos ou mofos, os fungos são organismos muito diversos. Estimativas indicam que devem existir mais de 1,5 milhões de espécies de fungos no planeta. “Conhecendo o Reino dos Fungos” é um projeto de extensão que visa levantar as espécies de fungos encontradas na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA) de Rio Claro. O projeto iniciou a partir da iniciativa dos alunos do curso de Ecologia com a finalidade de entender melhor esses organismos. Promovido pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Rio Claro, o projeto conta com o apoio da Pro-reitoria de Extensão da UNESP. Além de conhecer os fungos encontrados na FEENA, o projeto também tem a intenção de divulgar as informações referentes sobre os fungos que vivem na floresta para a população.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Auricularia


Classificação: 
Basidiomycota< Agaricomycetes< Auriculariales<Auriculariaceae

Ocorrência: Em regiões temperadas e subtropicais de todo o mundo.  

Ecologia: Degradador de matéria orgânica morta (saprofítico-ligninolitico).Cresce normalmente em ambientes com muita umidade, agrupados sobre os ramos ou troncos de árvores mortas. Apresentam forma de orelhas de consistência gelatinosa que em tempos de seca, desidratam-se dando a aparência de mortos. 

Propriedades: Ingrediente popular na culinária de alguns países (ex: China) e também usada na medicina. Possui propriedades médicas antitumorais, hipoglicêmicas, anticoagulantes e para baixar o colesterol. Este gênero apresenta 20% de fibras alimentares (como quitina, glicina e heteropolisacáridos) e que ajudam na digestão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário