Fungos são organismos fantásticos! Conhecidos como bolores, cogumelos ou mofos, os fungos são organismos muito diversos. Estimativas indicam que devem existir mais de 1,5 milhões de espécies de fungos no planeta. “Conhecendo o Reino dos Fungos” é um projeto de extensão que visa levantar as espécies de fungos encontradas na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA) de Rio Claro. O projeto iniciou a partir da iniciativa dos alunos do curso de Ecologia com a finalidade de entender melhor esses organismos. Promovido pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Rio Claro, o projeto conta com o apoio da Pro-reitoria de Extensão da UNESP. Além de conhecer os fungos encontrados na FEENA, o projeto também tem a intenção de divulgar as informações referentes sobre os fungos que vivem na floresta para a população.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Ganoderma


Classificação: 
Basidiomycota < Agaricomycetes <Polyporales <Ganodermataceae

Ocorrência: Distribuição mundial (cosmopolita).

Ecologia: Algumas espécies deste gênero são fitopatogênicas, acarretando perdas econômicas na produção do azeite de dendê (óleo de palma). Estes fungos são saprofíticos e produtores de enzimas que permitem a quebra dos componentes da madeira, como a lignina e celulose.

Propriedades: Amplamente utilizado na biorremediação e na produção de medicamentos tradicionais asiáticos. Várias espécies apresentam compostos bioativos como triterpenóides e polissacarídeos. Propriedades terapêuticas: anticancerígeno, imunomodulador, antioxidante, hipoglicêmico, antibacteriano, antiviral, antifúngico e sua ação contra a hipercolesterolemia e proteção hepática.



Nenhum comentário:

Postar um comentário