Fungos são organismos fantásticos! Conhecidos como bolores, cogumelos ou mofos, os fungos são organismos muito diversos. Estimativas indicam que devem existir mais de 1,5 milhões de espécies de fungos no planeta. “Conhecendo o Reino dos Fungos” é um projeto de extensão que visa levantar as espécies de fungos encontradas na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA) de Rio Claro. O projeto iniciou a partir da iniciativa dos alunos do curso de Ecologia com a finalidade de entender melhor esses organismos. Promovido pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Rio Claro, o projeto conta com o apoio da Pro-reitoria de Extensão da UNESP. Além de conhecer os fungos encontrados na FEENA, o projeto também tem a intenção de divulgar as informações referentes sobre os fungos que vivem na floresta para a população.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Lenzites


Classificação: 
Basidiomycota<Agaricomycotina<Polyporales<Polyporaceae

Ocorrência: Europa, Ásia, América do Sul e África.

Ecologia: Na natureza desempenha um papel saprofítico, ocasionando a podridão marrom em madeiras. Geralmente encontrado em construções de madeira, nas regiões temperadas do hemisfério norte e sul.

Propriedades: Este gênero ocasiona a podridão marrom seguindo o padrão peculiar da deterioração da madeira, que causa a perda rápida da sua força estrutural. Este processo é feito mediante a despolimerização da celulose e hemicelulose da parede celular através de enzimas que degradam a lignina tornando a madeira fibrosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário