Fungos são organismos fantásticos! Conhecidos como bolores, cogumelos ou mofos, os fungos são organismos muito diversos. Estimativas indicam que devem existir mais de 1,5 milhões de espécies de fungos no planeta. “Conhecendo o Reino dos Fungos” é um projeto de extensão que visa levantar as espécies de fungos encontradas na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA) de Rio Claro. O projeto iniciou a partir da iniciativa dos alunos do curso de Ecologia com a finalidade de entender melhor esses organismos. Promovido pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Rio Claro, o projeto conta com o apoio da Pro-reitoria de Extensão da UNESP. Além de conhecer os fungos encontrados na FEENA, o projeto também tem a intenção de divulgar as informações referentes sobre os fungos que vivem na floresta para a população.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Phellinus


Classificação: 
Basidiomycota< Agaricomycetes< Hymenochaetales< Hymenochaetaceae

Ocorrência: Este gênero é cosmopolita, afeta geralmente as árvores com folhas largas e as coníferas nas florestas da América do Norte da Costa Oeste.

Ecologia: Muitas espécies causam podridão branca em várias espécies de angiospermas e gimnospermas, vivas ou mortas. O micélio deste fungo é capaz de penetrar nas raízes intactas e depois se espalhar nas árvores adjacentes podendo sobreviver por décadas em troncos caídos.

Propriedades: Algumas espécies deste gênero são potencialmente utilizadas na biorremediação, através da remoção de corantes sintéticos de rios (Gomes et al., 2009). Muito utilizado popularmente pelos aborígenes na Austrália no tratamento de dores de garganta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário