Fungos são organismos fantásticos! Conhecidos como bolores, cogumelos ou mofos, os fungos são organismos muito diversos. Estimativas indicam que devem existir mais de 1,5 milhões de espécies de fungos no planeta. “Conhecendo o Reino dos Fungos” é um projeto de extensão que visa levantar as espécies de fungos encontradas na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA) de Rio Claro. O projeto iniciou a partir da iniciativa dos alunos do curso de Ecologia com a finalidade de entender melhor esses organismos. Promovido pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Rio Claro, o projeto conta com o apoio da Pro-reitoria de Extensão da UNESP. Além de conhecer os fungos encontrados na FEENA, o projeto também tem a intenção de divulgar as informações referentes sobre os fungos que vivem na floresta para a população.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Pycnoporus sanguineus


Classificação: 
Basidiomycota< Agaricomycetes< Polyporales< Ganodermataceae

Este fungo apresenta forma de leque e se encontram fortemente aderidos ao substrato. O basidioma é de cor alaranjada devido aos compostos cinabarina, tramesanguina e ácido cinabarínico, os quais possuem atividade antibiótica e antiviral.

Ocorrência: Amplamente distribuído em ambientes tropicais e subtropicais, sobre substratos diversos, como troncos de Quercus sp., Eucalyptus sp., Evea sp., Elaeis guineenses e também em troncos queimados. 


Ecologia: De interesse ecológico devido degradar naturalmente  compostos recalcitrantes (de difícil degradação) como a lignina, devido ao conjunto de enzimas como tirosinases, α-amilases, β-glucosidases, xilanases, lignina, peroxidase e lacases.


Propriedades: Dada a quantidade de produtos enzimáticos que produz, este fungo é muito utilizado na indústria biotecnológica, principalmente, em biorremediação de compostos poliaromáticos como a lignina, acido húmico e compostos fenólicos, assim como na produção de etanol e branqueamento de papel. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário